Restando 5 dias para a abertura, vamos adivinhar quem seguirá para o mata-mata na copa do mundo. Deixarei de lado com os problemas aqui no Brasil, postando somente como um fã de futebol.
A seguir a relação dos times na fase de grupo...
Grupo A
Brasil
Camaroes
Croacia
Mexico
Grupo B
Australia
Chile
Holanda
Espanha
Grupo C
Colombia
Costa do Marfim
Grecia
Japao
Grupo D
Costa Rica
Inglaterra
Italia
Uruguai
Grupo E
Equador
França
Honduras
Suiça
Grupo F
Argentina
Bosnia e Herzegovina
Ira
Nigeria
Grupo G
Alemanha
Gana
Portugal
Estados Unidos
Grupo H
Argelia
Belgica
Coreia do Sul
Russia
Confira os dias de jogos no site da FIFA
No grupo A, não somente como torcedor, mas devo dizer que o Brasil está um passo a frente dos demais adversários. Vem fazendo uma bela campanha desde a Copa das Confederações. Thiago Silva e David Luiz/Dante dão segurança ao time na defesa e tem um ótimo ataque com os três atacantes na frente. É obvio que nenhum time é perfeito. A pressão do torcedor brasileiro pode trazer problemas e a dependencia de criação de jogadas de Neymar chama a atenção nos últimos amistosos. Como 2o time a ser classificado, ficaria entre dúvida a Croácia e México. Infelizmente não vejo que os leões tenha time para avançar nas finais. Cróacia com Mandzukic e México com Chicharito. O que me preocupou foi a lesão de Luis Montes, meia do méxico. Croácia ainda conta com Modric, estrela do Real Madrid. Portanto, depois da campanha do Real Madrid na Champions League, coloco Croácia como favorito. Lembrando que Mandzukic não jogará contra o Brasil no jogo de abertura.
Contamos com dois grandes times europeus no grupo B, Holanda e Espanha. Os dois vem com o time completo. A chave desse grupo está no Chile. Quem vencer do Chile ficará em 1a colocação. Caso contrário, poderá perder a vaga nas eliminatórias para o time. Minha opinião: Espanha e Holanda.
O grupo C, vejo como um grupo mais balanceado de todos. Todos podem vencer e todos podem perder um contra o outro. Os colombianos sentirão falta do craque Falcão. Porém ainda continuam com um time forte no ataque. A Grécia se classificou na copa pela sua excelente sistema de defesa. Já a Costa do Marfim conta com seus talentos individuais de Drogba, Gervinho e Yaya Toure. Já o Japão como campeão asiático, vem com tudo para superar o melhor resultado nas copas, oitavas de final. Eu como seguidor da seleção japonesa, torço para eles. De acordo com a FIFA o Japão está apenas em 46o lugar no ranking mundial, o que acho que devem ser revistos os critérios para a classificação, pois não acho que mostra a realidade. Após o desastre nas copas das confederações, o Japao mostrou amadurecimento no time. Os resultados dos principais amistosos foram: x Holanda 2x2, x Belgica 3x2, xCosta Rica 3x1. Com o craque Shinji Kagawa (Manchester U.) e Keisuke Honda (AC Milan), o time tem um ótimo ataque, porém peca um pouco na defesa e em saber administrar o jogo. O time está mostrando um futebol divertido com o famoso "tique-taca", o que não se esperava a alguns anos atrás.
Só desviando um pouquinho da nossa rota, apresentarei simplificadamente o elenco titular da seleção japonesa:
ATA: Yuya Osako(24, FC Koln). Reserva: Yoshito Okubo(31, Kawasaki Frotale), Yoichiro Kakitani (24, Cerezo Osaka)
ME: Shinji Kagawa(25, Man. U.)
MEI: Keisuke Honda(27, AC Milan)
MD: Shinji Okazaki(28, Mainz)
VOL: Hotaru Yamaguchi(23, Cerezo Osaka), Yasuhito Endo(34, Gamba Osaka). Reserva: Makoto Hasebe(30, Eintracht Frankfurt)
LE: Yuto Nagatomo(27, Internazionale(Inter de Milão))
ZG: Maya Yoshida(25, Southampton), Masato Morishige(27, FC Tokyo)
LD: Atsuto Uchida(26, Schalke 04) Reserva: Hiroki Sakai(24, Hannover 96)
GOL: Eiji Kawashima(31, Standard Liege)
*nome(idade, time); reserva por motivo de indefinição titular ou em má condição; ch=pronucia-se como "ti " em portugues.
O grupo D é o grupo da morte. Temos Inglaterra, Itália e Uruguai. Uruguai tem problemas com Suarez, a chuteira de ouro da Premier League. Se ele conseguir jogar, será um grande destaque da copa. Não vejo Itália e Inglaterra em boa fase conforme os amistosos recentes, porém são duas nações que não pode deixar de lado. Em 2006, a Itália estava mais ou menos no mesmo estado, mas acabou vencendo...Se a Costa Rica vencer de qualquer um desses time, tem a grande chance de ir para as eliminatórias, pois os outros podem-se empatarem entre eles. Fico com Itália e Uruguai.
Já no grupo E, a França teve uma perda enorme com a desistência de Frank Ribery, que pra mim é o melhor jogador do mundo na temporada de 2012-2013. Equador empatou com a Inglaterra por 2x2 no último amistoso. A Suíça conta com Shaqiri e demais jogadores que atuam nos clubes europeus. Honduras, infelizmente, acho inferior aos demais times. Mesmo com o desfalque de Ribery, França ainda é o principal candidato desse grupo. Eles ainda foram muitos sortudos por classificarem de última hora para a copa e conseguirem uma chave de grupo razoavelmente fácil. Espero que essa sorte ainda continua. Em segundo lugar torço pela Suiça, que no geral, tem um bom elenco.
No grupo F, os Argentinos se deram bem. Não vejo problemas para eles. Assisti algumas cenas da Bosnia e o atacante do Manchester City me surpreendeu. Ele é um dos que podem resolver sozinho o jogo. Apesar da boa campanha da Nigéria no campeonato africano das nações, gostaria de apostar no Dzeko. Grupo F, Argentina e Bosnia.
O grupo G me parece um pouco complicado. E a situação de Cristiano Ronaldo complica mais ainda. Vejo a Alemanha como um dos favoritos para conquistar o precioso de todos. Mesmo com Marco Reus machucado e fora da copa, que é uma pena (como torcedor do BVB), a Alemanha tem elenco de sobra para alcançar o objetivo. Portugal dependerá de sua estrela, sendo assim, Gana também há chance para avançar nas próximas etapas. Aí o critério fica na minha pura expectativa de querer ver o melhor jogador jogar o quanto for possível.
Grupo H também é complicado, não há time de destaque nem aquele que pode ser excluído. Torço para a Belgica, pois gosto de jogadores como Courtois e Hazard. Embora a Russia esteja mostrando um bom futebol, gostaria de ver o time africano avançar para as etapas finais. Belgica e Argelia.
Minha previsão para as oitavas:
Brasil x Holanda
Colombia x Uruguai
França x Bosnia
Alemanha x Argeria
Espanha x Croacia
Italia x Japao
Argentina x Suiça
Belgica x Portugal
O imprevisto é a adaptação com o clima do Brasil, principalmente os jogos que ocorrerão no norte do país, e o impacto com as ausencias dos jogadores importantes. É uma pena não podermos ver eles jogando.
Classifiquei as nações por estrelas, conforme a minha expectativa de que seja campeão.
★★★★★
Alemanha, Brasil, Espanha, Argentina, Holanda
★★★★
Uruguai, Itália, França, Bélgica, Inglaterra, Croácia, Colombia
★★★
Japao, Bósnia, Suíça, Portugal, Chile, México, Equador, Rússia, Nigéria, Grécia, Gana
★★
Costa do Marfim, Costa Rica, Camaroes, Coréia do Sul, Austrália, Estados Unidos
★
Honduras, Ira
Vamos esperar pelo menos um bom jogo dentro de campo!