Você já teve alguma experiência que se arrependeu por ser um introvertido?
Já tentou ser mais extrovertido, ser "o cara" da sua turminha, mais nunca deu certo?
Já te falaram que você é um anti-social?
Já perdeu oportunidades para uma pessoa só porque ela soube se expressar melhor que você?
Eu já.
Pois é, esses são as pouquíssimas dificuldades que um introvertido passa dentro de um mundo, uma sociedade tão difícil para nós vivermos.
No momento, estou lendo o livro "O Poder dos Quietos: Como os tímidos e introvertidos podem mudar o mundo que não para de falar" de Susan Cain, e me ajudou muito na forma de compreender como um introvertido possa ser você mesmo, sem ser a vítima do mundo dos extrovertidos.
Acredito que a maioria dos introvertidos passaram pelo menos uma vez na sua vida, a pensar como ser uma pessoa mais extrovertida, como falar melhor em público ou , como se socializar melhor. Com treinamentos adequados e experiências de situações que façam você falar em público podem melhorar, mas nunca você vai ser aquela pessoa extrovertida que a sociedade quer que seja.
O livro traz vários exemplos clássicos de sucessos dos introvertidos (infelizmente a autora é dos EUA, portanto a maioria dos exemplos são baseados nos casos dos EUA) e situações que a própria autora se deparou com a introversão e timidez, assim como pesquisas e experimentos científicos que identificam esse "mal do introvertido" e mostram o caminho de como lidar com isso. Não contém assuntos de como você ser mais extrovertido, mas tenta buscar uma perspectiva diferente que as pessoas introvertidas tanto ouviram falar.
Temos que entender que nenhum ser humano é igual ao outro, e que essa variedade é que se faz do ser humano se tornar mais interessante. Se o mundo tivesse só os extrovertidos, acredito que estaríamos num mundo tão caótico, barulhento e cheio de altas e quedas. O contrário seria o complicado bastante também. Em algumas situações, os introvertidos se saem melhor que os extrovertidos, em outras situações, o contrário. Portanto, não há necessidade de que todos sejam alegres, energéticos, cheios de virtude e acelerando sem parar. Introvertido não é doença, é diversidade, até certos pontos, é totalmente possível de ser controlado. Você pode ser você mesmo, curtir o som do silêncio, preferir ler um livro nos finais de semana, ter um momento sozinho para você mesmo.
Recomendo o livro O Poder dos Quietos, para quem está procurando compreender sobre os introvertidos...
Boa leitura a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário